sábado, 14 de fevereiro de 2009

Vírus Transmitido por Sexo Oral Está Relacionado com Cancro Oral

Um novo estudo efectuado é o primeiro a estabelecer em definitivo a ligação entre a DST do papilomavírus humano e o cancro oral. “Torna-se absolutamente evidente que a infecção oral do HPV é um factor de risco”, disse Maura L. Gillison, professora assistente de oncologia e epidemiologia das Instituições Médicas Johns Hopkins e coordenadora do estudo.

Gillison e colegas estudaram 100 pessoas com cancro orofaríngeo, cancro das amígdalas e tecido envolvente, e 200 sujeitos semelhantes sem a doença. Descobriram que os indivíduos infectados com HPV tinham cerca de 32 vezes mais probabilidade de desenvolver uma forma de cancro oral do que aqueles que não tinham HPV.

Quando os investigadores examinaram o historial sexual dos sujeitos, descobriram que o número de parceiros constituía um factor de risco para o cancro. Individuos que tinham entre um e cinco parceiros de sexo oral tinham 3.8 vezes maior probabilidade de o desenvolver do que aqueles com menor número de parceiros, e os que tinham seis ou mais parceiros de sexo oral tinham 8.6 vezes maior probabilidade. Isto permanecia verídico quer os parceiros fossem do sexo masculino ou feminino.

Os especialistas alegam que estas revelações podem ajudar a explicar a razão pela qual as taxas de cancro oral têm vindo a aumentar em anos recentes, especialmente entre pessoas mais jovens que não são fumadores nem consumidores assíduos de álcool – tipicamente considerados os grupos de maior risco. “Tem-se verificado uma espécie de alteração de tendência nos últimos 10 anos acerca do tipo de pessoas que nós vemos com este tipo de cancro”, disse Gillison.

“Muitos adolescentes, e adultos também, dizem que se envolvem na prática de sexo oral por o encararem como um tipo de relação sexual de menor risco”, declarou Mark A. Schuster da Universidade de California-Los Angeles e Rand Corp. “O que este artigo e outros demonstram é que se pode, em absoluto, ficar infectado [com uma DST] através do sexo oral.”

O tipo de cancro orofaríngeo associado com o HPV afecta cerca de 11,000 Americanos todos os anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário