quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Jejum pode proteger as células da quimioterapia

Um estudo realizado por cientistas norte-americanos, na Universidade da Califórnia, veio revelar que o jejum pode ajudar a amenizar a toxicidade da quimioterapia.

Em laboratório, os especialistas fizeram jejuar durante dois dias um grupo de ratos e submeteram-nos a elevadas doses de quimioterapia. Ao contrário dos ratos que foram alimentados, os ratos que jejuaram permaneceram vigorosos, mantiveram o peso e não enfraqueceram.

Se não fosse tão destrutiva para o resto do organismo, a quimioterapia não só podia controlar o cancro como efectivamente curá-lo.

Os testes já foram feitos em células humanas e tiveram os mesmos resultados. Agora, a próxima fase é a realização de testes clínicos.

De acordo com especialistas, a descoberta estabelece um novo conceito na biologia do cancro. Durante décadas, os investigadores dedicaram-se a tentar destruir as células cancerígenas e agora estão a concentrar-se na protecção das células saudáveis.

Os médicos acreditam que, dentro de um ano, o jejum associado à quimioterapia pode ser colocado em prática em muitos hospitais.

Fonte: TVI

Sem comentários:

Enviar um comentário