terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Um Dia Pela Vida 2009 - Alcácer do Sal

Alcácer do Sal recebe este ano o projecto "Um Dia pela Vida", que pretende informar e apoiar as comunidades locais, bem como angariar fundos, de forma divertida, para os programas de prevenção e actividades da Liga Portuguesa Contra o Cancro, entidade organizadora do evento.

O projecto, lançado no mês de Janeiro, reúne mais de 40 equipas que até dia 9 de Maio promovem diversas iniciativas no concelho com o objectivo de ajudar na luta contra o cancro.
Entre vendas de sobremesas, guloseimas e rifas - que têm vindo a realizar-se desde o início deste mês - começam hoje mais uma série de actividades cujas receitas revertem na totalidade para esta causa.
Até ao final do mês está já agendada uma feira da ladra, artesanato e bijutaria (dias 20, 21, 27 e 28, no mercado municipal), uma feira de velharias na Comporta (dia 21); uma peça de teatro infantil (dia 21, no auditório municipal), um baile de mascaras sénior (dia 21, na sede da Sociedade Progresso Matos Galamba) e uma noite de Fados (dia 28, na Quinta do Poço).
As actividades são actualizadas diariamente no site da autarquia em http://www.cm-alcacerdosal.pt/, onde estão também disponíveis mais informações sobre este projecto bem como, de futuro, as receitas já alcançadas.
A grande festa de encerramento deste projecto está marcada para dia 9 de Maio com actividades que vão juntar toda a comunidade local num ambiente de festa, com espectáculos, música e outras actividades paralelas. Está também programada uma caminhada simbólica à volta de uma pista que simboliza o empenho constante de todos na luta contra o cancro.
Esta iniciativa é um movimento de solidariedade mundial que envolve milhões de pessoas em todo o mundo. O projecto nasceu nos EUA, há mais de 20 anos sob o nome Relay for life, ou estafeta pela vida.
Actualmente existe em mais de 26 nações e mais de 5500 comunidades já o fazem com dois grandes objectivos comuns: educar para a prevenção e angariar fundos que apoiem o trabalho desenvolvidos por organizações que lutam contra o cancro, como a Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Portugal juntou-se a esta onda de solidariedade em Março de 2005, em Coruche, com o projecto "Um dia pela Vida". Desde então a iniciativa já teve lugar em Mértola, Azeitão, Lamego, Ponte de Lima, Redondo, Elvas, Trofa, Caldas da Rainha, Seia e Almeirim e teve a participação de cerca de 100 mil pessoas.
Agora chegou a vez de Alcácer do Sal onde, tal como nas outras localidades, tem havido uma adesão da comunidade local que se espera que venha a estender-se a todos aqueles que visitarem Alcácer.

Sem comentários:

Enviar um comentário