No primeiro período, as nossas actividades centraram-se na realização de inquéritos aos alunos da escola para saber a sua opinião sobre o cancro, e a organização de um debate interactivo com uma turma de 7.º ano.
Realizámos os inquéritos durante os meses de Outubro e Novembro a 8 alunos de cada sexo na nossa escola. Com a realização destes inquéritos pudemos concluir, de um modo geral, que a maioria dos alunos receia ter cancro e considera-o uma doença terminal. São poucas as pessoas com noção dos comportamentos de risco existentes, sendo os mais conhecidos o tabagismo e a exposição prolongada ao sol. Tal como esperado, quase todos os alunos conhecem alguém com cancro, independentemente de serem familiares, amigos ou outras pessoas.
Realização de inquéritos
DEBATE INTERACTIVO
Esta foi a principal actividade desenvolvida por nós neste período. Passamos então a explicar no que consistiu (sim, porque provavelmente estás tu a perguntar-te a ti próprio "O que é um debate interactivo?") e como correu.
Este debate foi realizado na biblioteca com o 7.º B e consistiu na realização de 5 grupos que discutiram diferentes temas que estavam distribuídos por um conjunto de mesas. Cada mesa correspondia a um subtema relacionado com a temática do cancro. Os subtemas tratados foram os seguintes:
- Comportamentos/factores de risco;
- "Testa o teu conhecimento", que consistia em questões de verdadeiro e falso sobre o cancro;
- Testemunhos, que expunha relatos de vítimas, familiares, etc.;
- Opiniões pessoais, em que os alunos davam a sua opinião sobre a doença e partilhavam as suas experiências relacionadas com o cancro;
- Análise dos resultados dos inquéritos.
Cartões com os subtemas (frente e verso)
Cada grupo sentou-se durante 10 minutos numa das mesas, onde se encontravam alguns cartões com informação sobre cada subtema, que foi discutida. Passado esse tempo, os grupos passaram para a mesa seguinte de forma rotativa.
Para a orientação da actividade, convidámos as professoras Maria do Céu Castanheira e Paula Fonseca, e contámos ainda com a presença de uma médica, Dr.ª Matilde Dias.
A realização deste debate correu muito bem, porque os alunos se mostraram muito participativos e empenhados em dar a sua opinião, o que nos deixou muito contentes. A participação das professoras e da médica correu igualmente da melhor maneira.
Sem comentários:
Enviar um comentário